top of page

CUCA - Tuna da FLUP

A Tuna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, designada por C.U.C.A. (Cancioneiro Universitário do Campo Alegre), fundada em Março de 1990, dentro do espírito de renascimento das tradições académicas nesta cidade, tem por objectivos a divulgação da boémia universitária portuense e do património musical da Academia, bem como dar prestígio à Faculdade de Letras a que este grupo pertence. 

Foi apresentada oficialmente na Recepção ao Caloiro de Letras de 1990, e baptizada pela Tuna Universitária do Porto em Abril de 1991. Desde então nunca mais parou de tocar, cantar, beber... por terras de Portugal e além-fronteiras.



Os ensaios decorrem todas as terças e quartas às 21:30h. O ponto de encontro é o Bar da FLUP.

​G R U P O S  A U T Ó N O M O S

O grupo de teatro Máscara Solta resulta da iniciativa de alunos e antigos alunos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desde 2002 até à actualidade, o grupo já passou por palcos e festivais como o ACTUS em Coimbra, Palacete Burmester, café-concerto do Rivoli, Santiago Alquimista, Teatro do Campo Alegre, entre outros, apresentado peças como “Pede um desejo! – Não digas nada a ninguém…”; “Deixa-me ver-te”; uma 

Grupo de Teatro Máscara Solta

adaptação da narrativa “Os três porquinhos e o lobo mau”; recital em homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen; “A casa de Bernarda Alba de Federico García Lorca”; “A Cantora Careca (La Cantatrice Chauve)”; “Seis mulheres sob escuta”; “(A)tentados”; “Os fantasmas como prumo das decisões domésticas e a sua influência nas emergências vivenciais”;  “Sétimo Céu” e, por fim, “Kairós”.

O Grupo Informal de História Medieval (GIHM) foi criado em Setembro de 2008, por iniciativa de um grupo de cinco alunos de Doutoramento da FLUP, com o objectivo de articular a actividade dos vários membros do grupo, na dupla vertente da formação e da investigação, que necessariamente estruturam a actividade de um estudante de Pós-Graduação desde o início se definiu que, pela sua própria natureza, o grupo teria necessariamente de reunir o maior número possível de alunos de Pós-Graduação a trabalhar na FLUP, e não apenas da área restrita da História Medieval mas também das várias disciplinas conexas com os estudos medievais: Literatura, Linguística, Filosofia, Arqueologia, História da Arte e Geografia História. Vencida a etapa inicial de lançamento do grupo, a partir de Janeiro de 2009 o GIHM passa a congregar um número mais amplo de membros, todos estudantes de Mestrado ou Doutoramento da FLUP.


A criação do GIHM procurou responder à necessidade que todos sentíamos de criar um certo “espírito de grupo”, bem como rotinas e uma estrutura de trabalho colectivo que pudessem congregar e potenciar a acitividade individual de cada um dos seus membros, contrariando o que consideramos ser um enquadramento institucional lasso, por parte da escola em que todos trabalhamos.

Grupo Informal de História Medieval - GIHM

"MENINA AZUL"

CUCA

TUNA DA FLUP

AEFLUP APRESENTA:
RECEPÇÃO AO CALOIRO UFP 2011

A Tuna Feminina foi fundada no dia 18 de Janeiro de 1991, e apadrinhada pela Tuna Feminina Universitária do Porto. Realizou já três digressões europeias e participou nos principais encontros e festivais, conquistando diversos prémios. Não são porém os prémios que movem a Tuna, mas sim as pequenas estórias, onde o convívio ( leia-se copos e guitarradas), o espírito académico, as noites e as noites... se revelam nos amigos que ficam para a vida. Sempre dinâmica, a Tuna Feminina está ao alcance de toda a população estudantil feminina da nossa Faculdade, que partilhe o gosto pela música e pela boémia.

Tuna Feminina da FLUP

 

bottom of page